Estudo com 747 crianças: o que apareceu associado ao vocabulário não foi a tela da criança — foi o celular do adulto
Foto: Helena Lopes — imagem ilustrativa, não retrata o evento noticiado Um estudo de coorte prospectiva publicado na JAMA Pediatrics em 17 de agosto de 2026, assinado por Yang, Furnes, Morken, Hanssen, Lie, Melby-Lervåg e Anmarkrud, acompanhou 747 crianças recrutadas em municípios de toda a Noruega em 2023, com idade média de 4,9 anos no […]
17 AGO 2026
Foto: Helena Lopes — imagem ilustrativa, não retrata o evento noticiado
Um estudo de coorte prospectiva publicado na JAMA Pediatrics em 17 de agosto de 2026, assinado por Yang, Furnes, Morken, Hanssen, Lie, Melby-Lervåg e Anmarkrud, acompanhou 747 crianças recrutadas em municípios de toda a Noruega em 2023, com idade média de 4,9 anos no início, em três ondas anuais de avaliação, dos 5 aos 7 anos. Vocabulário receptivo e gramática receptiva foram medidos todo ano com o British Picture Vocabulary Scale e o Test for Reception of Grammar. A modelagem de crescimento latente separou o nível inicial da trajetória de crescimento, ajustando por escolaridade dos pais e renda familiar. O resultado central: a maioria dos indicadores de uso de tela não apareceu associada ao crescimento da linguagem. A exceção foi o tempo de tela de smartphone do cuidador principal — cada hora adicional por dia associou-se a 0,42 ponto a menos de crescimento anual no escore bruto de vocabulário receptivo, com intervalo de confiança de 95% entre −0,66 e −0,18. E crianças que já tinham dispositivo próprio aos 4 ou 5 anos começaram o estudo com 5,13 pontos a menos em vocabulário receptivo e 4,56 a menos em gramática receptiva.
O desenho é o que dá peso ao achado. Separar o nível inicial da trajetória permite distinguir “quem já era diferente antes” de “quem mudou ao longo do tempo” — e é essa separação que falta na maioria dos estudos de tela citados no debate público. Feita a separação, o que sobra associado à trajetória não é o comportamento da criança: é o do adulto. Vale a ressalva de sempre, que os próprios autores fazem: trata-se de associação, não de causa, e o efeito por hora é pequeno. Mas o deslocamento do eixo é grande. A conversa sai de “quanto tempo de tela a criança pode” e entra em “quanto tempo o adulto está disponível”.
Na rotina, isso vira algo bem mais fácil de aplicar do que contar minutos. Proteger janelas de interação sem celular do adulto: a refeição, o banho, a troca, a leitura, o trajeto até a creche. Educadores de creche podem modelar o mesmo — celular fora de alcance durante a roda, a alimentação e o acolhimento da manhã, que é quando a criança mais fala. Posse de dispositivo próprio antes dos seis anos merece uma conversa com a família, sem rótulo e sem alarme, apenas como algo que vale observar. E a orientação de maior retorno continua sendo a de custo zero: conversa recíproca, aquele vaivém em que o adulto responde ao que a criança acabou de dizer.
A criança não aprende a falar com quem está no cômodo. Aprende com quem responde.
Fontes
- JAMA Pediatrics — “Screen Use and Children’s Language Development From Ages 5 to 7 Years” (Yang J. et al., DOI 10.1001/jamapediatrics.2026.3490, PMID 42606877) — 17/08/2026 — https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/42606877/
- Europe PMC — registro com abstract integral do mesmo artigo — 08/2026 — https://europepmc.org/search?query=DOI:%2210.1001/jamapediatrics.2026.3490%22